ERA UMA VEZ O CINEMA


Meninos Não Choram (1999)

cover Meninos Não Choram

link to Meninos Não Choram  on IMDb

País: USA, 118 minutos

Titulo Original: Boys Don't Cry

Diretor(s): Kimberly Peirce

Gênero(s): Biografia, Crime, Drama, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.5/10 (90800 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Hilary Swank)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Hilary Swank)

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Hilary Swank)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Chloë Sevigny)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Hilary Swank)

Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, Suécia

Prêmio do Público (Kimberly Peirce)

Prêmio de Melhor Atriz (Hilary Swank)

Prêmio de Melhor Roteiro

Prêmio FIPRESCI (Kimberly Peirce)

Associação dos Críticos de Cinema de Toronto, Canadá

Prêmio de Melhor Atriz (Hilary Swank)

Sinopse: No Oscar de 1999 foi assim, ninguém teve como contestar o prêmio de melhor Atriz para Hilary Swank (também vencedora do Globo de Ouro, do prêmio de atriz pelos Críticos de Los Angeles e no Festival de Veneza). Foi uma unanimidade merecida. Ainda mais vindo para uma quase desconhecida cujas referências maiores eram ser casada com o ator Chad Lowe (portanto cunhada de Rob Lowe), ter feito uma temporada no seriado "Barrados no Baile" e estrelado o pouco visto "Karate Kid IV" (The Next Karate Kid, 1994, de Christopher Cain). 

Havia outro elemento fundamental: pela primeira vez também o Oscar foi para uma atriz interpretando um personagem de homossexual. Ou não exatamente, porque é mais complicado, e conta a históriade Brandon Teena, uma moça que não se considera lésbica pois acha mesmo que é um rapaz, se veste e se comporta como tal (também pensava numa operação transexual). É uma interpretação primorosa, discreta, sem um momento decaricatura, de excesso, de grossura. Sem ela o filme não teria dado certo, porque era fundamental que o espectador conseguisse se identificar com ela e entender seus problemas e sinceridade. A diretora tinha consciência disso, tanto que entrevistou mais de mil candidatas num período de três anos, até conseguir encontrar a atriz ideal. 

Baseado na história real de Teena Brandon, Boys Don't Cry relata a juventude de um jovem garoto que nasce com um corpo biologicamente feminino mas identifica-se com o gênero masculino. O filme retrata sua trajetória enquanto homem transexual e os embates que vive diante da sociedade.

Do meio dos Estados Unidos, surge um ser com uma vida dupla extraordinária, um triângulo amoroso complicado e um crime que abalaria o interior do país.

Brandon Teena foi um forasteiro que encantou a pequena comunidade rural de Falls City, no estado de Nebraska. As mulheres o adoravam e quase todos que conheciam esse recém-chegado carismático eram atraídos por sua inocência encantadora. Porém, o personagem mais famoso e amigo fiel da cidade tinha um segredo: ele não era quem as pessoas pensavam ser.

Em Lincoln, sua terra natal, a apenas 120 quilômetros dalí, Brandon Teena era uma pessoa diferente, envolvido numa crise pessoal que o assombrou durante toda a sua vida.

Como muitos jovens, ele cometeu erros e, quando Brandon impõe-se entre seu novo amor, Lana (Chloë Sevigny), e o amigo dela, John (Peter Sarsgaard), o mistério desdobra-se em violência.

Em sua vida singular e curta, Brandon Teena foi, ao mesmo tempo, um amante arrebatador e um forasteiro preso numa armadilha, um "ninguém" empobrecido e um sonhador elaborado, um ladrão audacioso e a vítima trágica de um crime injusto.

Meninos Não Choram explora as contradições da identidade e juventude americana através da vida e da morte de Brandon Teena. Através de um caos de desejo e assassinato, surge a história de um jovem americano à procura do amor, de si mesmo e de um lugar para chamar de lar.

Brandon começa uma relação amorosa com Lana. Mas John e Brian vêm a descobrir que Brandon não é quem diz ser.

 

Elenco: